quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ORIGENS E TIPOS DE MAGMAS

Segundo Popp (2010), existem dois tipos fundamentais de magmas primários, ou seja, de magmas a partir dos quais podem se formar outros tipos, por diferenças distintas:

Magmas graníticos: Estes tipos de magma formam cerca de 95% das rochas intrusivas, ou plutônicas;
Magmas basálticos: Estes constituem cerca de 98% das rochas vulcânicas, ou efusivas.

Ainda segundo Popp (2010), com relação aos magmas classificados como graníticos, pode-se dizer que está sempre relacionado com áreas em que houve formação de extensas cadeias de montanhas, como por exemplo, os Andes, zona em que a crosta sofreu processos tectônicos por esforços nos limites das placas, com a ocorrência de magmatismo. Essas regiões, originam rochas em profundidades de até 75 km, que ocorrem sob a forma de imensos corpos intrusivos, associados com as cadeias de montanhas


Os magmas graníticos são caracterizados por uma composição mais rica em SiO2 (70%, aproximadamente), e os basálticos tem uma menor composição deste mineral (50%, aproximadamente).


 



Figura: Origens e Tipos de magmas
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/vulcoes/magma-6.php


Outra importante diferença existe quanto à viscosidade destes magmas. A viscosidade aumenta de acordo com o teor de SiO2, sendo assim os magmas graníticos são mais viscosos que os basálticos. Esta está diretamente relacionada com a temperatura e pressão, sendo diminuída com o aumento desses fatores.

 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário